TCE-GO suspende leilões para venda de sucatas no Detran-GO

Tribunal disse que encontrou ‘indícios de vícios’ em edital anterior, por isso, suspendeu leilões previstos para novembro e dezembro. Detran disse que segue orientações do órgão e que questões apontadas serão alteradas.

O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) determinou a suspensão de dois editais de leilão para a venda de veículos leves e pesados, recuperáveis e sucatas, apreendidos por infração de trânsito e removidos e depositados há mais de 60 dias no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Os leilões, que estavam previstos para acontecer em novembro e dezembro, ficam suspensos, segundo o órgão, por suspeitas de irregularidades.

O Detran-GO informou que as questões apontadas serão alteradas. O departamento completou que, desde o início do processo para a realização do leilão de veículos, “tem adequado seus procedimentos de acordo com as orientações do TCE-GO”. Disse ainda que “as questões formais apontadas pelo tribunal serão devidamente alteradas sem prejuízo à essência do processo”.

A decisão foi tomada na segunda-feira (22). Segundo o TCE, após analisar denúncia de possíveis irregularidades praticadas pelo Detran-GO no Edital de Leilão nº 01/2020, eles determinaram a suspensão do editais de nº 02/2020 e nº 03/2020, previstos para acontecer, respectivamente, em novembro e dezembro.

O TCE-GO informou que encontrou indícios de “vícios nos editais de licitação” por “contrariarem vários dispositivos legais, sem saneamento ou justificativa razoável”. Entre os pontos irregulares no edital, citados pelo tribunal, estão:

  • Ausência de informação de que a sucata prensada somente poderia ser vendida para empresas regulares do ramo de reciclagem, siderurgia ou fundição;
  • Ausência, no edital, das normas relativas à Política Nacional de Resíduos Sólidos;
  • Inexistência de menção do órgão ambiental estadual que deveria fiscalizar todo o processo de liberação dos veículos, descontaminação e prensagem;
  • Inobservância da especificação da unidade de medida que a sucata deveria ser vendida;
  • Arrematação por empresas que atuam somente com sucatas aproveitáveis, de sucatas inservíveis, com preços acima do praticado no mercado. Sucatas inservíveis vendidas como sucatas aproveitáveis;
  • Ausência de informações quanto à retirada dos bens.

Com a cautelar, os dois editais ficam suspensos até que o TCE-GO decida sobre o mérito da representação de sua unidade técnica.

Fonte: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2020/10/23/tce-suspende-leiloes-para-venda-de-sucatas-no-detran-go.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*