TCE-PB pede intervenção estadual na Prefeitura de Bayeux

Decisão foi tomada com base em uma inspeção de contas realizada no município. Prefeito Berg Lima teve condenação por improbidade administrativa mantida pela Justiça.

O Tribunal de Contas da Paraíba aprovou por unanimidade, na tarde desta quarta-feira (4), o pedido de intervenção estadual na Prefeitura de Bayeux, na Grande João Pessoa. A decisão foi tomada após a análise de uma inspeção especial de contas realizada no município.

G1 tentou não conseguiu contato com a assessoria de comunicação do município até as 20h desta quarta.

O relator da matéria, conselheiro André Carlos Torres Pontes, justificou a medida com base em irregularidades apontadas em um relatório feito pela auditoria do órgão.

A necessidade da intervenção foi fundamentada, conforme o conselheiro, na ausência de pagamento regular por dois anos consecutivos da dívida fundada e na não aplicação do mínimo de 25% da receita municipal em educação e de 15% nas ações e serviços públicos de saúde.

Conforme o documento, também ficou confirmada a prática de improbidade administrativa pelo prefeito Berg Lima, que teve condenação mantida pela Justiça na última terça-feira (3).

O gestor tinha sido condenado em primeira instância em setembro de 2018 por atos de improbidade administrativa em ação promovida pelo Ministério Público da Paraíba.

Com a decisão, Berg continua no cargo até o processo transitar em julgado. Os demais efeitos da decisão, como a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de oito anos, devem ser cumpridas com a publicação do acórdão com a decisão desta terça.

Ainda de acordo com o TCE, a Câmara de Vereadores do município será notificada sobre o caso.

Fonte: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2020/03/04/tce-pb-pede-intervencao-estadual-na-prefeitura-de-bayeux.ghtml?fbclid=IwAR1jGihq96h6rmGFYITJRIzrXoLO62kcG-OlqhqBaMJW36L75w9IycE4Wu4

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*