Campinas continua descumprindo metas e investindo menos em Educação

Dados do TCE de São Paulo mostram problemas no orçamento liquidado e no investimento de recursos próprios em ensino na cidade

A Prefeitura de Campinas continua descumprindo as metas fiscais para o ano, segundo dados atualizados do TCE (Tribunal de Contas do Estado) de São Paulo, além de investir menos, até junho, do que manda a Constituição Federal em Educação (25%).Em maio, a situação era semelhante a exposta nesta reportagem.

Os dados são do programa Visor do Tribunal, que acompanha mensalmente os alertas dados pelo Tribunal aos municípios paulistas. Os dados são públicos e podem ser acessados aqui. Além disso, essas análises são usadas posteriormente para aprovar ou não as contas públicas das cidades. 

De acordo com o TCE, a análise da receita geral da Prefeitura de Campinas tem situação desfavorável. Para o órgão, isso demonstra uma “tendência ao descumprimento das metas fiscais”. 

Já a análise do tribunal sobre a comparação entre o orçamento atualizado de Campinas e a meta prevista no final do ano passado são incompatíveis. Além disso, a aplicação de recursos próprios em ensino com base na despesa liquidada (em processo de pagamento) apresenta percentual de aplicação desfavorável. 

OUTRO LADO 

A Prefeitura de Campinas respondeu os questionamentos feitos pela reportagem com uma nota oficial. Leia: 

“A Secretaria de Educação vem investindo o que preconiza a Constituição Federal. Tem hoje o segundo maior orçamento da Prefeitura, atrás apenas da saúde. É uma área tão importante que foi, inclusive, poupada do contingenciamento que a Prefeitura anunciou no final de julho. Por fim, a Secretaria está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários ao TCE”.

Fonte:
https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/cidades/NOT,0,0,1441299,campinas+continua+descumprindo+metas+e+investindo+menos+em+educacao.aspx

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*