TCE-AM está de olho nos gastos do Estado durante pandemia

Tribunal quer explicações e documentos para analisar o que levou a Susam a efetuar o aluguel de prédio do Hospital da Nilton Lins

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio da Conselheira Yara Lins dos Santos – relatora das contas da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) – oficiou a atual secretária de Saúde Simone de Oliveira Papaiz a cobrança de explicações e o encaminhamento de documentos para analisar o que levou a Susam a efetuar o aluguel de prédio do Hospital da Nilton Lins. O governo do Estado pagará R$ 2,6 milhões por mês no aluguel do hospital. Outra providência tomada por Yara Lins é a solicitação dos dados de todas as contratações e aquisições feitas pela Susam para o combate ao Covid-19, no âmbito das dispensas de licitações conforme legislação específica. A conselheira do tribunal pediu, ainda, informações sobre aquisição de equipamentos de proteção individual – os EPI’s – para os profissionais da saúde. Com estas medidas, o TCE age de forma preventiva e cumpre seu dever de proteção do erário assim como a fiscalização simultânea dos gastos neste período de combate à pandemia.

Empresas

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), deputado Josué Neto (PRTB), oficializou, nesta quinta-feira (9), junto às empresas Samsung e LG sugestão de que busquem autorização para utilizar os recursos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para o combate ao coronavírus (Covid-19) no Amazonas, a exemplo da empresa Transire Fabricação de Componentes Eletrônicos.

Saúde

O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) fez um apelo, nesta quinta-feira (9), para que o governador do Amazonas, Wilson Lima, recue da nomeação da secretária estadual de Saúde (Susam), Simone Papaiz.

Secretária

Na publicação, o parlamentar afirma que a nova titular da pasta, que veio de São Paulo, não conhece a estrutura do Amazonas e alertou que o Estado não pode servir de cobaia em meio a pandemia.

Higiene

Em Urucará, 150 famílias de baixa renda residentes no município foram beneficiadas com kits de higiene, cujo repasse foi resultante da homologação de acordos judiciais em processos de baixo potencial criminal. As decisões que beneficiaram 150 famílias carentes foram tomadas pelo juiz James Oliveira dos Santos, titular da Vara Única da Comarca.

Fonte:https://d24am.com/claro-escuro/tce-esta-de-olho-nos-gastos-do-estado-durante-pandemia/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*