TCE-MT propõe ao governo que agentes comunitários de saúde mapeiem casos de Covid-19

Presidente do TCE-MT explicou que o estado tem mais de 10 mil agentes comunitários de saúde. Com o trabalho desses profissionais, segundo ele, seria possível ter um mapa real dos casos de Covid-19 no estado.

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Guilherme Antonio Maluf, propôs ao secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, que utilize os agentes comunitários de saúde para mapear os casos do novo coronavírus nos municípios.

A proposta foi apresentada durante live, realizada nesta quinta-feira (21), e contou com a participação de mais de 40 municípios.

A proposta prevê que os agentes de saúde de cada município mapeiem os casos de Covid-19, fazendo uma busca ativa dos possíveis contaminantes do coronavírus.

O trabalho deve seguir protocolo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), com equipamento de proteção individual e termômetro.

Durante a reunião, Gilberto Figueiredo disse que fará uma reunião com prefeitos e secretários para debater a proposta.

Ele informou que está promovendo a qualificação de 9 mil profissionais dessa área para o combate à pandemia.

Maluf explicou que o estado tem mais de 10 mil agentes comunitários de saúde. Com o trabalho desses profissionais, segundo ele, seria possível ter um mapa real dos casos de Covid-19 no estado.

Sobre os próximos dias, o secretário de Saúde disse que espera desconforto, que o mundo não está preparado, mas que o Governo de Mato Grosso, assim como todos os estados e países, está correndo contra o relógio para criar uma melhor condição possível.

Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), nessa quarta-feira (20), Mato Grosso tem 1.090 casos confirmados da Covid-19 e 33 mortos.

Os dados divulgados são de casos registrados pelas secretarias municipais e encaminhados à secretaria de estado.

Fonte:https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2020/05/21/tce-mt-propoe-ao-governo-que-agentes-comunitarios-de-saude-mapeiem-casos-de-covid-19.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*