TCE-SP faz fiscalização surpresa para verificar armazenamento de remédios em hospitais de SP

Balanço parcial da blitz aponta que 10% das entidades não identificam paciente que retira medicamento

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realiza nesta terça-feira (27) uma fiscalização surpresa em hospitais e unidades de saúde do estado para verificar as condições de fornecimento, controle e distribuição de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Um balanço preliminar da operação, divulgado no site do TCE às 12h50, aponta que 10% das entidades fiscalizadas não fazem a identificação dos pacientes na retirada do medicamento.

A blitz conta com 308 agentes que estão fiscalizando 298 entidades em 221 municípios do estado. Até as 12h50, 274 entidades – entre elas hospitais, unidades básicas de saúde (UBS), farmácias e almoxarifados – já haviam sido vistoriadas.

Do total, 49% não possuíam alvará da vigilância sanitária e mais de 10% não tinham controle de estoque. Em 53% das unidades havia medicamentos com prazo de validade próximo ao vencimento.

Na operação estão sendo vistoriados itens como a situação de acondicionamento e as condições de controle dos remédios, além do processo de distribuição, inclusive daqueles entregues devido à processos judiciais.

Os fiscais verificam também se são tomadas medidas de segurança na ocasião de entrega de remédios de uso controlado e se os locais possuem auto de vistoria da Vigilância Sanitária e dos Bombeiros.

Fonte:
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/08/27/tce-faz-fiscalizacao-surpresa-para-verificar-armazenamento-de-remedios-em-hospitais-de-sp.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*